O Grupo Brasanitas é uma das maiores referências na prestação de serviços de facilities no Brasil. Com mais de seis décadas de atuação, está presente em mais de 3.000 pontos do país, conta com uma equipe de mais de 25 mil colaboradores, e, além de ser referência em excelência operacional, é também destaque em seu compromisso com a integridade.
Esse diferencial ficou ainda mais evidente nos últimos anos com o investimento aplicado na gestão do Canal de Denúncias. A partir da parceria estratégica com nossos serviços na Aliant, a empresa conseguiu tornar essa ferramenta um pilar estratégico, conquistando resultados acima da média de mercado.
A seguir, entenda as ações tomadas nessa parceria e os resultados alcançados pelo Grupo Brasanitas na gestão do Canal de Denúncias.
Brasanitas + Aliant: comunicação como recurso estratégico na gestão do Canal de Denúncias
O setor de facilities é marcado pela complexidade na atuação, com equipes operacionais diversas, alta rotatividade e múltiplos pontos de contato com os clientes. Com essas questões na mesa, o Grupo Brasanitas buscou formas mais eficazes de identificar riscos de conduta em sua operação.
A principal pergunta feita pela empresa era: como garantir que os princípios éticos da organização sejam compreendidos e aplicados de forma consistente em cada uma das centenas de unidades espalhadas pelo país?
O Canal de Denúncias, visto como uma ferramenta que vai além da simples coleta de relatos, foi visto como um aliado nesse processo.
Durante a implementação da ferramenta, a maioria dos colaboradores optava pelo silêncio. Nas poucas vezes em que era utilizada, recebia comunicações sobre temas administrativos, como dúvidas sobre folha de pagamento ou benefícios, o que indicava um desconhecimento sobre a sua finalidade.
Pensando em corrigir esse desvio, a parceria com a Aliant chegou para apoiar o Grupo Brasanitas nesse processo estruturado de transformação da comunicação sobre ética e integridade, bem como sobre como o Canal de Denúncias poderia ser usado para construção do entendimento sobre o que era um dilema ético e como ele poderia ser resolvido.
A partir dessa compreensão, foram desenvolvidos materiais didáticos e acessíveis, que explicavam de forma clara o que caracteriza um desvio de conduta, como identificar situações inadequadas e qual o papel de cada colaborador diante desses contextos.
Esse trabalho de conscientização evoluiu e ganhou novos formatos: para além dos treinamentos e capacitações, o Grupo Brasanitas buscou realizar um planejamento a longo prazo do conteúdo das comunicações, apostando em uma evolução real da sua cultura de integridade.
Uma nova comunicação sobre os Canais de Denúncias
Para colocar em prática essa nova percepção sobre a ética a integridade, o Grupo Brasanitas investiu em uma estratégica com as seguintes etapas:
- Explicar e conscientizar
Foram elaborados materiais de comunicação e conscientização que esclareciam conceitos centrais importantes relacionados à ética e integridade, como o que é assédio moral ou o que representa uma violação ao código de ética.
- Conexão com a realidade dos colaboradores
Para reforçar a compreensão sobre os temas, eram apresentados exemplos práticos ligados à realidade da empresa, facilitando o reconhecimento de situações concretas.
- Reflexão sobre a conduta
Por fim, essa comunicação estimulou a reflexão sobre o que seriam infrações éticas por meio de conteúdos diretos sobre situações críticas. A ideia era que os colaboradores pudessem refletir e tecer as próprias conclusões sobre as situações que poderiam ser vividas no cotidiano. Ao mesmo tempo, a empresa esclareceu o que era esperado de cada colaborador quando essas situações se desenvolvessem.
O reforço na comunicação era apenas o começo. O desafio seguinte era garantir que essas mensagens realmente alcançassem todos os públicos da organização. Era preciso aumentar o alcance da divulgação sobre as ferramentas de ética e conscientizar sobre o impacto de um ambiente que estivesse fora da conformidade.
Como o Grupo Brasanitas desenvolveu uma comunicação estratégica para o Canal de Denúncias?
Alinhado com o time de Tecnologia e Desenvolvimento do Grupo Brasanitas, que desenvolvia um aplicativo para concentrar informações relevantes e facilitar o dia a dia dos colaboradores, o time de Compliance passou a utilizar da mesma ferramenta como um canal estratégico para promover a cultura de integridade.
Pela ferramenta, os colaboradores passaram a ter acesso direto a conteúdos informativos semanais sobre ética, além de treinamentos e do link direto para o Canal de Denúncias, gerido pela Aliant. A solução ainda permite a consulta ao holerite, benefícios, convênio médico e outras informações essenciais da empresa, tornando o acesso à integridade algo prático e integrado à rotina.
Ao superar a divulgação restrita ao e-mail e integrar assuntos de integridade a sua principal ferramenta tecnológica de comunicação, a empresa queria alcançar pessoas em todas as funções e setores. Contudo, a empresa entendia que a conscientização resolvia apenas uma parte do problema: era essencial estimular uma conduta ativa de apresentação de relatos quando situações de desvio fossem identificadas, superando a percepção negativa dos colaboradores sobre o Canal de Denúncias.
A empresa entendeu que parte do problema estava associado ao não saber quando ou como enviar um relato ao Canal. Por isso, foi desenvolvida a campanha “Nosso jeito de agir” em que, por meio de divulgações semanais, são explicadas informações importantes sobre as formas corretas de se realizar um relato, além dos conceitos centrais sobre o que relatar e por onde fazer.
Para entender se a ação estava surtindo efeito, a empresa passou a acompanhar mensalmente os indicadores do Canal de Denúncias. Com essa ação, o Grupo Brasanitas tornou possível identificar situações ou conceitos que ainda precisariam de maior esclarecimento. Assim, a campanha se torna mais efetiva, abordando dúvidas reais dos colaboradores. Sobre essa atuação, Márcio Lucas, Head de Auditoria, Risco, Compliance e Qualidade do Grupo Brasanitas explica que o foco estava em acertar na comunicação. Ele diz:
“Focamos essencialmente em ‘o que comunicar’, ‘para quem’ e ‘como’. Mesmo com graduações de conteúdo e fluxos distintos para a operação e a liderança, reforçamos os conceitos fundamentais sobre o que constitui um desvio comportamental, o que pode ser relatado e qual a melhor forma de fazê-lo. Acreditamos que a didática é essencial para que o colaborador compreenda o que se espera dele e como agir diante de condutas inadequadas”
O resultado desse esforço estruturado foi visível. Entre 2024 e 2025, o Grupo Brasanitas registrou um aumento de 15,4% nas denúncias recebidas. Houve ainda um aumento na qualificação dos relatos: 85% das denúncias recebidas em 2024 foram consideradas aptas para apuração, um índice significativamente superior à média de mercado, de 68%, e à média do setor de serviços especializados, de 70% segundo dados da 10ª edição da Pesquisa Nacional de Canais de Denúncias da Aliant.
Pilares de uma apuração efetiva: cooperação, planejamento e revisão
Ao aumentar o volume de relatos recebidos, quais são os próximos passos para realizar a devida apuração? Maioria das equipes de compliance possuem uma realidade na qual poucos colaboradores contribuem para múltiplos escopos de atuação: 54% dos times possuem entre 1 e 5 pessoas e 12% atuam apenas com o escopo ligado a Compliance, como mostra a 2ª Pesquisa Nacional sobre Tendências de Compliance
Na prática, isso significa que o aumento da quantidade das denúncias recebidas pode significar um gargalo no processo de apuração, uma vez que, ao combinar com as diferentes frentes de atuação, pode-se sobrecarregar o time com múltiplas demandas.
Porém, enquanto Tempo Médio de Apuração (TMA) do mercado foi de 44 dias corridos em 2024, o Grupo Brasanitas chegou a um TMA 31 dias corridos, demonstrando maior eficiência operacional que a média do mercado. Analisando os dados até julho de 2025, o resultado é ainda mais impressionante: o Grupo alcançou uma média de 22 dias corridos para apuração de incidentes.
O Head de Auditoria, Risco, Compliance e Qualidade, Márcio Lucas, explica que esse resultado, evidentemente, é fruto de um trabalho de comunicação assertiva, mas que depende de mais coisas:
“Uma empresa com mais de 25 mil funcionários e operação descentralizada precisa mais do que isso para realizar uma apuração assertiva. Contamos com um trabalho de atenção redobrada nos indicadores para antecipar focos de um possível problema. Nos apoiamos na nossa Matriz de Risco de Conduta e construímos uma cultura de cooperação ativa com demais áreas”.
Os diferenciais da cultura de integridade do Grupo Brasanitas
O diferencial do Grupo Brasanitas está em desenvolver uma cultura de apuração que é cooperativa, voltada para analisar e entender os indicadores tudo isso sempre alinhados com um documento que é basilar no seu processo de apuração de incidentes: a Matriz de Risco de Conduta.
Com as definições da Matriz, o relato é classificado a partir do seu conteúdo, e todas as decisões seguintes estão de acordo com esse nível de classificação. Com esse planejamento, a empresa pode dimensionar esforço específico dispendido no processo de apuração e sempre aprimorar a sua atuação por meio da experiência adquirida em casos semelhantes. Essa adaptação torna possível que as decisões sejam mais ágeis e eficazes por meio do aprendizado a partir da experiência e parâmetros bem definidos.
Outro ponto chave é a cooperação com os gerentes de operação. Por ter uma atuação descentralizada, o Grupo Brasanitas estabeleceu uma linha direta de contato com os líderes em campo, como forma de auxiliarem na coleta de informações ligadas aos acontecimentos de baixa complexidade ou casos específicos. Esse processo foi viabilizado a partir da aplicação de treinamentos direcionados para esses colaboradores, a garantia da proteção aos dados da pessoa denunciante e uma construção de confiança de longo prazo.
A parceria do Grupo Brasanitas com a Aliant também levou mudanças para a qualificação do fluxo de recebimento de relatos. Os relatos que não se enquadram na alçada do compliance, como temas de Recursos Humanos, são encaminhados diretamente aos canais apropriados, reduzindo o volume de informações fora do escopo e aumentando a assertividade dos encaminhamentos.
Aliant + Grupo Brasanitas: os resultados de uma parceria de sucesso
A experiência do Grupo Brasanitas mostra que construir uma cultura de integridade é um processo contínuo, que exige planejamento, conhecimento técnico, escuta ativa e adaptação constante. A empresa conseguiu transformar desafios complexos de descentralização e alta diversidade operacional em oportunidades de fortalecimento da cultura ética.
O sucesso da abordagem do Grupo Brasanitas pode ser visto nos índices sobre confiança dos denunciantes no Canal de Denúncias:
- O índice de relatos identificados foi de 46,1%, superior à média geral do mercado, de 36,7% e da média do setor, de 37,1% em 2024. O NTS, ou “Net Trust Score”, índice que mede a confiança dos denunciantes no Canal, foi de 3,9, acima da média do setor, de 3,8.
O NTS é uma avaliação voluntária feita pelos colaboradores após utilizar o Canal de Denúncias. Por isso, como acontece em indicadores de NPS, a tendência é uma dificuldade maior na sinalização positiva de confiança com o Canal de Denúncias.
Com o apoio da Aliant, o Grupo Brasanitas implementou um Canal de Denúncias estratégico, focado no acompanhamento estratégico, na abordagem planejada nas comunicações, no uso inteligente de indicadores e no engajamento transversal entre áreas.
Como resultado, obteve mais envolvimento das lideranças, maior volume e qualificação dos relatos, redução do tempo de apuração e, sobretudo, mais confiança por parte dos colaboradores. Fica claro para todas as empresas a necessidade de preparar os públicos certos, com as mensagens certas, pelos meios adequados ao escopo pretendido em busca de um ambiente organizacional ético.
A trajetória do Grupo Brasanitas demonstra que fomentar o agir ético não depende apenas da existência de uma política ou da ferramenta de Canal de Denúncias, mas em apostar em uma cultura de integridade como um todo, que passa pelo modo como se comunica, se investiga e se responde aos relatos recebidos.
Para ter um Canal de Denúncias estratégico, você precisa de um parceiro como a Aliant, com um conhecimento que vai além da implementação da ferramenta: mas de quem sabe as melhores práticas de mercado em gestão de compliance, da comunicação até conclusão das apurações.
Conte com a Aliant para receber uma solução de Compliance completa.
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