VOKE & Aliant – Sustentabilidade ética nos negócios
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VOKE & Aliant – Sustentabilidade ética nos negócios

Data da publicação: 08/07/2025

A Voke, líder no segmento de locação de equipamentos por meio modelo Hardware as a Service (HaaS) e na comercialização de equipamentos de TI seminovos, nasceu com o propósito de transformar o consumo de tecnologia no Brasil.

Com uma atuação comprometida com a sustentabilidade dos negócios e do meio ambiente, a empresa encontrou nas soluções de Serviços Gerenciados da Aliant a parceria ideal para estruturar e operar seu Programa de Compliance.

O começo da parceria Voke + Aliant

Em 2022, a Voke contratou a Aliant para dar suporte à área de Compliance na execução das atividades do Programa de Compliance. Com o objetivo manter o programa atualizado por meio da operação contínua e aumentar seu nível de maturidade em compliance, considerando as seguintes atividades:

  • Alcançar um nível satisfatório de conformidade com as melhores práticas de mercado e legislações vigentes;
  • Processos e operações compatíveis com a Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846);
  • Elaboração e revisão do Código e políticas;
  • Elaboração de plano de treinamento e comunicação para reforço da cultura de compliance;
  • Apoio na gestão do Canal de Denúncias;
  • Elaboração de relatórios e participação em Comitês de Ética, entre outras atividades de rotina de Compliance;

A evolução do programa de Compliance

O projeto teve início em 2022, quando a Voke firmou parceria com a Aliant para dar os primeiros passos na estruturação do seu Programa de Compliance. Com base no modelo de Serviços Gerenciados, a equipe da Aliant assumiu a operação das rotinas iniciais com autonomia técnica e suporte contínuo, garantindo agilidade na implementação das primeiras iniciativas e contribuindo para estabelecer uma base sólida de governança.

Nesse primeiro ciclo de trabalho, foram conduzidas ações essenciais, como:

  • Revisão do Código de Conduta Ética;
  • Estruturação do plano de treinamentos de compliance;
  • Implantação de um Canal de Denúncias independente, com gestão profissionalizada.

 Consolidação do Programa de Compliance

Em 2023, a Voke avançou de forma consistente na consolidação do seu Programa de Compliance, com o apoio estratégico da equipe de Serviços Gerenciados da Aliant. Entre os principais marcos do período, destacam-se:

  • Elaboração do Plano de Comunicação e Treinamento para 2023;
  • Continuidade da gestão do Canal de Denúncias;
  • Política Anticorrupção e Antifraude;
  • Política de Apuração de Denúncias;
  • Política de Gestão de Consequências;
  • Formulário de Conflito de Interesse;
  • Análises de brindes, presentes, entretenimento e hospitalidade;
  • Treinamentos de Compliance;
  • Primeira reunião do Comitê de Ética;
  • Elaboração da Política de Due Diligence de Terceiros;
  • Regimento do Comitê de Ética.

Já em 2024, foram conduzidas ações relevantes para o fortalecimento da cultura de integridade e o aprofundamento da governança. Além da continuidade das ações de 2023, como os treinamentos, comunicações, gestão do Canal e de políticas, destacam-se:

  • Pesquisa sobre Programa de Compliance;
  • Comunicação para reforço do Programa de Compliance;
  • Elaboração do Código de Ética para fornecedores;
  • Reporte de Compliance para Comitê de Auditoria;
  • Reporte ao Comitê de Ética sobre o Programa;
  • Reuniões quinzenais de alinhamento das ações;
  • Reuniões sobre procedimento de Due Diligence de terceiros;

Evidências do avanço em maturidade do programa de Compliance

A edição de 2025 da Pesquisa de Maturidade do Programa de Compliance evidenciou o fortalecimento da cultura de integridade na Voke. O número de respondentes mais que dobrou em relação a 2024, saltando de 52% de participação para 88%. Esse aumento expressivo reforça o maior engajamento e confiança no Programa. Mesmo com a ampliação da base, a percepção positiva se manteve: 100% dos participantes continuam considerando o Código de Conduta uma ferramenta útil para orientar seu comportamento no trabalho, e o índice de colaboradores que conhecem e confiam no Canal de denúncias cresceu de 94% para 98%, reforçando a percepção positiva sobre os Pilares do Programa.

Esse avanço é sustentado pelo apoio contínuo da Alta Administração, que participa ativamente dos comitês e se mostra engajada nas ações de Compliance. A presença da liderança reforça a importância do tema na estratégia da organização e contribui diretamente para o fortalecimento de uma cultura ética e transparente em todos os níveis.

Quais os benefícios esperados dos Serviços Gerenciados da Aliant?

Os Serviços Gerenciados da Aliant atuam diretamente na implementação de operações e estruturas fundamentais para o fortalecimento da integridade corporativa. Confira os principais benefícios dessa atuação:

Implantação de um Canal de Denúncias Terceirizado: a implementação do canal de denúncias da Aliant garante um espaço seguro e imparcial para que colaboradores e terceiros possam reportar irregularidades, de forma anônima ou não, promovendo a transparência e a confiança na gestão.

Atualização de um Código de Conduta Ética: a revisão de um Código de Conduta Ética claro e acessível estabelece e atualiza diretrizes de conduta para todos os colaboradores, promovendo uma cultura organizacional ética e responsável, em conformidade com mudanças regulatórias e de ambiente socioeconômico.

Treinamento sobre o Código de Conduta Ética: a realização de treinamentos garante que todos os colaboradores estejam cientes das políticas éticas da organização, capacitando-os a tomar decisões informadas e alinhadas aos valores da empresa, criando, desta forma, uma cultura sustentável de integridade.

Controle de Brindes, Presentes, Entretenimento e Hospitalidade: o estabelecimento de controle para brindes e hospitalidade ajuda a prevenir situações de favorecimento e conflito de interesses, garantindo que as interações comerciais estejam em conformidade com a ética empresarial.

Definição de Política Anticorrupção e Antifraude: a implementação de política específica para prevenir a corrupção e o suborno reforça o comprometimento da empresa em manter práticas comerciais transparentes e justas.

Definição de Política de Conflitos de Interesse: a criação de diretrizes claras para gerir conflitos de interesse fornece um entendimento sólido sobre como lidar com situações que possam comprometer a imparcialidade nas decisões.

Interação com Agentes Públicos: a documentação formal das interações promove transparência e segurança empresarial, ajudando a garantir que todas as comunicações com agentes públicos sejam registradas e avaliadas.

Estabelecimento de um Comitê de Ética: a formação de um comitê de ética cria um fórum recorrente de discussão e deliberação sobre casos de não conformidade, dilemas éticos e de evolução do programa de compliance, promovendo um ambiente de trabalho onde as preocupações podem ser abordadas de forma construtiva.

Aumento no engajamento dos colaboradores sem perder a eficiência

Antes de contratar os Serviços Gerenciados da Aliant, a Voke enfrentava desafios ligados à possível subnotificação de incidentes – número de relatos abaixo do benchmark – e tempo médio de apuração e resposta. Com as ações da parceria, os relatos começaram a surgir no canal.

O aumento no número de relatos indica maior engajamento dos colaboradores e terceiros, reflexo de terem mais confiança no canal independente. Paralelamente, a taxa de finalização em 2023 e 2024 mostra não só eficácia operacional, mas também a capacidade de tratar casos pendentes de anos anteriores.

Esse aumento foi acompanhado de uma maior eficiência no processo de tratamento das denúncias. Como prova do sucesso do projeto, o aumento no número de notificações foi acompanhado de uma redução no Tempo Médio de Apuração (TMA), com um número melhor que o de benchmarks.

Respostas mais rápidas reduzem riscos de continuidade de práticas inadequadas, além de demonstrar compromisso com a integridade, elemento essencial para reforçar a confiança da efetividade da ferramenta no momento de aumento de maturidade.

Para além de receber mais relatos e tratá-los em tempo, a Voke também conseguiu realizar uma adequada apuração de cada um dos casos. De modo individualizado, técnico e por meio das medidas diligentes necessárias, obteve um Perfil de Conclusão positivo em relação aos benchmarks de mercado.

Isso demonstra não somente o compromisso com um processo robusto de apuração e de aplicação de balanço de consequência, mas também do correto uso do canal de denúncias pelos colaboradores, fruto de um programa estruturado de comunicação e treinamentos

Compliance como alicerce para o crescimento sustentável da Voke

Líder em seu segmento, e com um modelo de negócio em plena expansão, a Voke precisava garantir que sua evolução ocorresse sem renunciar à integridade. A adequação legislativa anticorrupção e o fortalecimento da confiança por meio de um Canal de Denúncias independente, criaram um ambiente corporativo preparado para sustentar os próximos ciclos de crescimento.

Com as alterações, a empresa passou a atuar com maior segurança jurídica e reputacional, engajar suas equipes em uma cultura de integridade e transformar a gestão de riscos em uma vantagem competitiva. A mudança marca uma jornada de fortalecimento do Compliance na Voke, conduzida com apoio dos Serviços Gerenciados da Aliant, para a consolidação de uma estrutura ética alinhada à ambição de crescimento da companhia. 

Hoje, além de líder de mercado, a Voke é também exemplo de cultura de integridade, mostrando que o alinhamento ético e o crescimento sustentável podem, e devem, caminhar juntos.

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